A Prefeitura de Monte Alegre do Piauí, anunciou nesta última semana o cancelamento do Carnaval na cidade em 2025. A decisão foi tomada devida a situação emergencial no município, decretada após as fortes chuvas que atingiram grande parte da Zona Rural neste mês de janeiro causando graves danos significativos.
Após visita da Defesa Civil do Estado, constatou-se um grave dano ao município, em relatório a Defesa Civil aponta algumas comunidades rurais isoladas, interrupções nos serviços essenciais de energia, estradas, pontes e passagens molhadas. Além disso, a infraestrutura pública e privada foi severamente impactada.
Um relatório disponibilizado mostra mais de 153 famílias em comunidades da zona rural que foram prejudicadas com o aumento do volume dos rios e riachos ocasionando rompimento de estruturas e vias do município. Só na comunidade Paus registrou o desabamento de 2 casas, e cerca de 10 estão com a estrutura comprometida em algum grau.
O decreto emergencial foi assinado pelo prefeito Dijalma Mascarenhas no último dia 18 de janeiro, tendo validade de 90 (noventa) dias.