Um grupo político de Monte Alegre do Piauí, de oposição ao prefeito Dijalma Mascarenhas divulgou no último final da semana uma pesquisa eleitoral inverídica tentando ludibriar as pessoas e a realidade política envolvendo os pré-candidatos ao cargo de executivo no município.
A Pesquisa FAKE (abaixo), cita o ex-gestor como um dos favoritos para o cargo, sendo que a pesquisa nunca existiu e não condiz com a realidade política do município.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI, diz que: (não realiza pesquisas eleitorais em nenhuma localidade do Estado. Portanto, é falsa uma suposta pesquisa do município de Monte Alegre do Piauí que tem sido divulgada em algumas redes sociais como tendo sido realizada pela FAPEPI).
Em nota publicada em seu site oficial também diz: (A instituição repudia veemente a divulgação de informações falsas e alertamos que qualquer pesquisa divulgada em nome da FAPEPI, especialmente relacionada a assuntos eleitorais, não tem qualquer respaldo. Diante dos fatos, a FAPEPI informa que tomou as medidas legais cabíveis junto aos órgãos competentes para que os responsáveis pela criação e disseminação dessa fake news sejam identificados, responsabilizados e punidos na forma da lei).
Até o momento a única pesquisa verídica que temos em Monte Alegre do Piauí foi divulgada pela a Instituição CENSUS, onde o prefeito Dijalma Mascarenhas pontua com 56% de aprovação, e 44,09% na intensão de votos, deixando para trás seus opositores.